Presidente da OAB RS participa do Ideias na Mesa extraordinário.

02/06/2022

O presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia esteve presente no Ideias na Mesa da ACIC extraordinariamente realizado nesta quinta-feira (02).
.
O advogado Leonardo Lamachia venceu o pleito no final de 2021 e ocupou a cadeira da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) com a primeira eleição no formato híbrido e virtual, conseguindo a maior votação já registrada com mais de 48 mil votos, sendo desses, aproximadamente 70% o elegeram.
.
Lamachia iniciou sua participação falando da importância da advocacia para a execução das leis, “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos e pugnar pela boa aplicação das leis, essa é nossa missão” disse. E ainda, “o advogado é indispensável para a administração da justiça. ”
.
Falou também que a OAB/RS tem 270 salas por todo o RS, dessas, 69 subseções com sede própria e mais algumas sendo construídas, com cerca de 125 mil advogados inscritos e 12 mil Sociedades de advogados.
.
Sobre a advocacia gaúcha, Leonardo Lamachia pontuou acerca da maior crise do judiciário no estado, com problemas de estrutura – falta de juízes e servidores nas comarcas -, greve dos servidores e mais de 2 milhões de processos físicos. “A pandemia deixou os Fóruns fechados, ocorreram ataques hackers e isso tudo mostrou a fragilidade do sistema” pontuou Lamachia. E finalizou sua participação afirmando que “o limite da advocacia é a ética” e que a OAB tem um Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e comissões permanentes para asseverar os processos.
.
Estiveram presentes no evento, o presidente e vice-presidente da OAB – Subseção Carazinho, Adolf Papke e Tiago de Abreu Neuwald juntamente com o tesoureiro Ramon Fabro Zolet. Além da Secretária Geral e Adjunta da OAB – Subseção Carazinho, Tatiane Barboza dos Santos e Letícia Quadros.
.
Os presidentes das entidades parceiras, Sindicar e CDL, Moisés K. dos Santos e Zani da Costa Santos; o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados (COABCRED), Jorge Maciel; os presidentes das OAB/RS Subseções Não-Me-Toque, Ibirubá e Espumoso, Mário Sérgio De Bortoli, Daniel Silveira, Jonas Daniel Ercego; além dos membros do Conselho Deliberativo da ACIC, Luciano Hillebrand Feldmann, Douglas Edoardo Zimmer e João Carlos Schuster; e os associados Rafael Ramos e Sandra Mara Zimmer ex-presidente da OAB – Subseção Carazinho.
.
Com o convidado estiveram participando da reunião almoço a Conselheira Estadual Seccional da OAB/RS, Nara Picinini e os jornalistas, Sérgio Trentini e Filipi Rossao.
.
O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia; Schuster & Medeiros; Seanet Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções.
Jaciara Silva - Jornalista MTB 14.282
Assessoria de Comunicação ACIC